00 dias
00 horas
00 minutos
00 segundos

Faça sua inscrição de forma gratuita no seminário aqui:

Preencha seus dados no formulário abaixo.

Objetivo do

seminário


O Objetivo do seminário é possibilitar ao participante uma análise crítica do percurso das práticas de saúde mental voltadas ao cuidado do trabalhador ao longo da história;


Vamos compreender a relação entre processos contemporâneos de produção no país e saúde mental;


Para quem destina o seminário:


Profissionais graduados que atuem no campo da saúde, saúde mental e atenção psicossocial e profissionais graduados que trabalhem indiretamente com o campo ou tenham interesse.

Como será o

seminário


Dia 24/09


19h: Abertura


19h:10 - 20h30: Saúde Mental e Trabalho - Relevância e contemporaneidade (Marcelo Kimati)


20h40 - 22h: Economia Solidária, Associativismo e Saúde Mental (Adriane da Silva)


Dia 25/09


19h10 - 20h20: Precisamos discutir a formação do profissional no cuidado a saúde mental no ambiente organizacional (Marcelo Kimati)


20h20 - 20h30: Apresentação da Pós-graduação: Boas Práticas em Saúde Mental e Direitos Humanos das populações vulnerabilizadas.


20h40 - 22h: Boas práticas na área de saúde mental em ambiente de trabalho (Leonardo Duart)

Gratuito


O seminário será online e gratuito.

 

Data: 24 e 25 de setembro de 2024;


Horário: 19h00 às 22h00;


Palestras ao vivo;


Certificado: Emitiremos um certificado com carga horária de 6 horas, que será enviado em até 7 dias. Certificado válido somente para as pessoas que assistirem as aulas ao vivo.


PALESTRANTES CONFIRMADOS:

Leonardo Duart:

Psicólogo formado pela PUC-Campinas, atua como supervisor institucional em serviços e organizações ligadas à saúde mental e políticas públicas de assistência social, conselheiro no Conselho Municipal dos direitos da criança e adolescente de Campinas, membro fundador do Grupo de Ouvidores de Vozes, Diretor Fundador do Instituto Conduzir, Coordenador de projetos na Cáritas de Campinas em ações voltadas para pessoas em situação de rua com vistas a reinserção social, presidente do Centro Educacional Integrado Padre Santi Capriotti, também é Psicoterapeuta numa perspectiva psicodinâmica.



Marcelo Kimati:

Possui graduação em medicina pela Universidade Estadual de Campinas (1996), mestrado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Possui experiência em antropologia, saúde mental, saúde coletiva, gestão em saúde pública e política de álcool e drogas. Atuou como assessor na Coordenação de Saúde Mental (Ministério da Saúde), Diretor de Saúde Mental e Política de Drogas em Curitiba. Professor Adjunto de Saúde Coletiva UFPR, coordenou o Núcleo Interdisciplinar de Estudos Sobre Drogas (NIED) da UFPR. Atualmente assessor presidência da FUNDACENTRO (MTE) atuando nos campos de saúde mental e trabalho, economia solidária e organização de sistemas de saúde pública.

Adriane da Silva:

Graduada em Psicologia, Especialização em Psicologia Social e Institucional e Psicologia Clínica. Servidora Pública na Prefeitura de Porto Alegre desde 2000. Atuação na Poloitica de Assistência Social, Unidade Básica de Saúde, Equipe de Apoio Matricial, Oficina de Geração de renda - GerAção POA. Militante do SUS e da Luta Antimanicomial.