00 dias
00 horas
00 minutos
00 segundos

Faça sua inscrição de forma gratuita no seminário aqui:

Preencha seus dados no formulário abaixo.

Objetivo do

seminário


O Objetivo do seminário é sensibilizar profissionais para a inclusão de ações em saúde mental que viabilizem, respeitem e façam cumprir os direitos humanos das populações vulnerabilizadas.


Para quem destina o seminário:


Profissionais graduados que atuem no campo da saúde, saúde mental e atenção psicossocial e profissionais graduados que trabalhem indiretamente com o campo ou tenham interesse.

Como será o

seminário


Dia 07/10


19h: Abertura


19h:10 - 20h30: Direitos humanos, Diversidades e Vulnerabilizações: conceitos e interfaces com a saúde mental (Luciana Alelluia)


20h40 - 22h: Racismos, iniquidades e direitos humanos na Saúde Mental na saúde mental (Luana Aruante)


Dia 09/10


19h10 - 20h20: Precisamos discutir a formação do profissional no Cuidado das Populações Vulnebilizadas em saúde mental (Claudio Mann)


20h20 - 20h30: Apresentação da Pós-graduação: Boas Práticas em Saúde Mental e Direitos Humanos das populações vulnerabilizadas.


20h40 - 22h: Gêneros, sexualidades, desigualdades nos DH e Saúde mental (Helena Cortes)

Gratuito


O seminário será online e gratuito.

 

Data: 07 e 09 de outubro de 2024;


Horário: 19h00 às 22h00;


Palestras ao vivo;


Certificado: Emitiremos um certificado com carga horária de 6 horas, que será enviado em até 7 dias. Certificado válido somente para as pessoas que assistirem as aulas ao vivo.


PALESTRANTES CONFIRMADOS:

Claudio Mann:

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela EEAN/UFRJ (1995), Doutorado em Ciências/Saúde Pública pela ENSP Sérgio Arouca da FIOCRUZ (2017) e Mestrado em Enfermagem pela EEAN/UFRJ (1997). Especialização em Saúde Mental realizada no IPUB/UFRJ (1998) e Especialização em Gênero & Sexualidade realizada no Instituto de Medicina Social (IMS) da UERJ (2011).


Luciana Alleluia:

Possui graduação em Enfermagem e Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (2001). Atualmente é gestão de pessoas e saúde do trabalhador - Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde Mental, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, autonomia, enfermagem psiquiátrica, saúde mental, enfermagem psiquiátrica, cuidado integral e política pública..

Luana Aruantes:

Psicóloga, idealizadora e gestora do Instituto De Pé (Saúde Mental na Favela),

psicóloga no Caps 3 AD Paulo da Portela e na UAA Jovelina Pérola Negra.

Helena Cortes:

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Pelotas (2009), aperfeiçoamento em Formação de pessoal em Reabilitação Psicossocial pela Università degli Studi di Torino - Itália (2010), mestrado em Ciências pela Universidade Federal de Pelotas (2011) e doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (2016). Atualmente é professora doutora no Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina