Preencha seus dados no formulário abaixo.
O Objetivo do seminário é discutir sobre a atuação do psicólogo(a) nos serviços públicos e/ou privados de saúde mental, na perspectiva da Atenção Psicossocial, capazes de ampliar e gerir estratégias do cuidado, ofertas clínica e práticas psicossociais baseadas em uma visão crítica do modelo de saúde mental.
Para quem destina o seminário:
Profissionais graduados em psicologia que atuem ou queiram aturar no campo da saúde e da saúde mental ou em outras políticas públicas que façam interface com estes campos. que nele tenham interesse.
Dia 06/08
19h: Abertura
19h:10 - 20h30: Psicologia no SUS e na Reforma Psiquiátrica (Natália Barzaghi)
20h40 - 22h: Entre o núcleo da psicologia: o campo da Saúde Mental: trabalho interdisciplinar. (Carlos Gama)
Dia 07/08
19h10 - 20h20: Precisamos discutir a formação do psicologo na saúde mental (Bruno Emerich)
20h20 - 20h30: Apresentação da Pós-graduação: Psicologia na atenção psicossocial: elementos para o trabalho na RAPS.
20h40 - 22h: Novas abordagens em saúde mental e a prática do psicólogo (Leonardo Duart)
O seminário será online e gratuito.
Data: 06 e 07 de agosto de 2024;
Horário: 19h00 às 22h00;
Palestras ao vivo;
Certificado: Emitiremos um certificado com carga horária de 6 horas, que será enviado em até 7 dias. Certificado válido somente para as pessoas que assistirem as aulas ao vivo.
PALESTRANTES CONFIRMADOS:
Natália Barzaghi:
Graduada e mestre em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM); doutora em Psicologia e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista (Unesp/Assis), com período de estudo sanduíche na Universidade de Perugia, na Itália. Como desdobramento de sua tese, publicou o livro "Memória e Luta: Cenários e Narrativas da Reforma Psiquiátrica", pelo selo Cultura Acadêmica, da Editora da Unesp.
Carlos Gama:
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP 1990), mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP 2001) e Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade de Campinas ( UNICAMP 2011). É professor Adjunto da Universidade Federal de São João Del Rei. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, Planejamento e Gestão, com ênfase na Avaliação de Serviços Públicos de Saúde.
Bruno Emerich:
Possui graduação em psicologia pela UNESP/Assis(2005), Aprimoramento em Saúde Mental pela UNICAMP (2007), Mestrado em Saúde Coletiva pela UNICAMP (2012) e Doutorado em Saúde Coletiva pela UNICAMP (2017). Profissional de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão - PAEP (UNICAMP), Professor, Supervisor e Orientador de TCC do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental (UNICAMP). Orientador do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva: Políticas e Gestão em Saúde (DSC/UNICAMP) e do Mestrado em Saúde Coletiva (DCS/UNICAMP). Professor e membro do NAPED da São Leopoldo Mandic/Araras,
Leonardo Duart:
Psicólogo formado pela PUC-Campinas, atua como supervisor institucional em serviços e organizações ligadas à saúde mental e políticas públicas de assistência social, conselheiro no Conselho Municipal dos direitos da criança e adolescente de Campinas, membro fundador do Grupo de Ouvidores de Vozes, Diretor Fundador do Instituto Conduzir, Coordenador de projetos na Cáritas de Campinas em ações voltadas para pessoas em situação de rua com vistas a reinserção social, presidente do Centro Educacional Integrado Padre Santi Capriotti, também é Psicoterapeuta numa perspectiva psicodinâmica.