Preencha seus dados no formulário abaixo.
O Objetivo do seminário é possibilitar ao participante conhecimento, para que possa compreender o processo de inclusão escolar a partir dos dispositivos legais que amparam e fundamentam uma escola para todos, inclusive os (as) alunos em situação de vulnerabilidade e/ou sofrimento psíquico;
Para quem destina o seminário:
Profissionais graduados que atuem no campo da educação, saúde, saúde mental e atenção psicossocial e profissionais graduados que trabalhem indiretamente com o campo ou tenham interesse.
Dia 27/08
19h: Abertura
19h:10 - 20h30: Diversidade, saúde mental e escola
20h40 - 22h: Os passos para a educação inclusiva.
Dia 28/08
19h10 - 20h20: Precisamos discutir a formação do profissional no processo de Inclusão Escolar
20h20 - 20h30: Apresentação da Pós-graduação Boas Práticas: Inclusão Escolar e Saúde Mental.
20h40 - 22h: O diagnóstico em saúde mental no ambiente pedagógico(
O seminário será online e gratuito.
Data: 27 e 28 de agosto de 2024;
Horário: 19h00 às 22h00;
Palestras ao vivo;
Certificado: Emitiremos um certificado com carga horária de 6 horas, que será enviado em até 7 dias. Certificado válido somente para as pessoas que assistirem as aulas ao vivo.
PALESTRANTES CONFIRMADOS:
Fátima Inês:
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí(1986), especialização em Metodologia do Ensino das Séries Iniciais pela Universidade do Vale do Itajaí(1991), mestrado em Educação do Indivíduo Especial pela Universidade Federal de São Carlos(1995), doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(2001), ensino-fundamental-primeiro-graupela Secretaria de Estado da Educação(1978).
Ronaldo Alexandrino:
Ronaldo Alexandrino é Doutor (2018) e Mestre (2009) em Educação na área de Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas / Unicamp. Possui Pós-doutorado em Psicologia (2023) pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul / UFMS. Atualmente é docente da Faculdade de Educação da Unicamp, no Departamento de Ensino e Práticas Culturais (DEPRAC) e membro do grupo de pesquisa DiS (Diferenças e Subjetividades em Educação)
Daniela Cardoso de Oliveira:
Psicóloga - Graduada pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC- 2020); Especialista em Saúde Mental Infanto-Juvenil (CENAT/CENSUPEG - 2023); possui experiência como psicóloga clínica e educacional, com atuação na educação básica e educação especial/inclusiva nos municípios de São João do Sul/SC e Florianópolis/SC; Ativista pelos direitos das pessoas com deficiência, com participação em conselhos e conferências; Atualmente é psicóloga/educacional lotada no Centro Tecnológico de Joinville - Universidade Federal de Santa Catarina (CTJ/UFSC).
Artur Mamed Cândido:
Artur Mamed é Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Mestre em Psicologia Clínica e Cultura (Instituto de Psicologia - UnB). Doutor em Bioética (Faculdade de Saúde - UnB). Gestor em Políticas Públicas e Gestão Educacional - PPGE - na Secretaria de Educação do Distrito Federal, com ênfase de atuação em educação especial e inclusiva. Atua na Gerência de Apoio e Atendimento à Saúde do Estudante - GEASE/ SEEDF e Coordena o Programa Saúde na Escola pelo setor Educação.