00 dias
00 horas
00 minutos
00 segundos

Faça sua inscrição de forma gratuita na imersão aqui:

Preencha seus dados no formulário abaixo.

Objetivo do Seminário


O seminário visa capacitar os participantes a usar a diversidade como ferramenta na clínica territorial, abordando estratégias inovadoras para acolher e enfrentar o sofrimento psíquico de pessoas LGBTQIAPN+, promovendo um cuidado inclusivo.


Para quem destina o seminário:


Profissionais graduados que atuem no campo da saúde, saúde mental e atenção psicossocial e profissionais graduados que trabalhem indiretamente com o campo ou tenham interesse.

Como será o

Seminário


Dia 25/02 


19h: Abertura


19:10 - 20:30: Violência de Gênero e Impactos na Saúde Mental (Melissa Oliveira)


20h40 - 22h00: Saúde Mental da população LGBTQIAPN+ (Helena Moraes Cortes)



Dia 26/02


19:10 - 20h20: Precisamos discutir a formação do profissional no cuidado em saúde mental (Claudio Gruber Mann)


20h20 - 20h30: Apresentação da Pós-Graduação Online - Gêneros e Sexualidades: Cuidados Interseccionais em Saúde Mental Coletiva


20h40 - 22h: Violência contra à mulher (Vanessa Herdy)


Gratuito


O seminário será online e gratuito.

 

Data: 25 e 26 de Fevereiro de 2025;


Horário: 19h00 às 22h00;


Palestras ao vivo;


Certificado: Emitiremos um certificado com carga horária de 6 horas, que será enviado em até 7 dias. Certificado válido somente para as pessoas que assistirem as aulas ao vivo.





PALESTRANTES CONFIRMADOS:

Melissa Oliveira: Doutora e Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (2013) e especialista em Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa pela mesma instituição, possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atua principalmente nos seguintes temas: saúde pública, saúde mental e gênero.

Helena Moraes Cortes:

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Pelotas (2009), aperfeiçoamento em Formação de pessoal em Reabilitação Psicossocial pela Università degli Studi di Torino - Itália (2010), mestrado em Ciências pela Universidade Federal de Pelotas (2011) e doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (2016).

Claudio Mann:

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia , Doutorado em Ciências pela ENSP da Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ e Mestrado em Enfermagem pela UFRJ . Especialização em Saúde Mental realizada no IPUB/UFRJ (1998) e Especialização em Gênero e Sexualidade realizada no Instituto de Medicina Social (IMS) da - UERJ (2011). Acumula experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Mental e prevenção e assistência das DST/AIDS na Saúde Mental, estigma e pesquisa. Desde 1996 é Coordenador da "Oficina de Saúde e Sexualidade", do IPUB/UFRJ, tendo ganhado vários prêmios com este trabalho. Consultor do Programa Nacional de DST/AIDS - Ministério da Saúde, realizando de 2001 a 2007, capacitações em todo Brasil para profissionais de Saúde Mental.

Vanessa Herdy:

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense. Especialista em Saúde Mental pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre e doutoranda em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, na área de Ciências Humanas em Saúde. Atuou como psicóloga na Atenção Primária e na RAPS do município do Rio de Janeiro. Atualmente, desenvolve pesquisas na interface entre gênero, cuidado e políticas públicas no campo da saúde mental.