Preencha seus dados no formulário abaixo.
O objetivo deste seminário é capacitar os participantes a desenvolver, implementar e monitorar planos de cuidado integrados, eficazes e personalizados, utilizando práticas inovadoras e estratégias comprovadas para promover boas práticas na saúde mental.
Para quem destina o seminário:
Profissionais graduados que atuem no campo da saúde, saúde mental e atenção psicossocial e profissionais graduados que trabalhem indiretamente com o campo ou tenham interesse.
Dia 21/01
19h: Abertura
19:10 - 20:30: O que são boas Práticas em saúde mental (Claudio Mann)
20h40 - 22h00: Rede e intersetorialidade na atenção psicossocial (Nazareth Malcher)
Dia 22/01
19:10 - 20h20: Precisamos discutir a formação do profissional no cuidado em saúde mental (Thiago Magela Ramos)
20h20 - 20h30: Apresentação da Pós-Graduação Online - Novas Abordagens em Saúde Mental: Boas Práticas do Cuidar em Liberdade
20h40 - 22h: O papel do diagnósticos no cuidado em saúde mental (Marcelo Kimati)
O seminário será online e gratuito.
Data: 21 e 22 de Janeiro de 2025;
Horário: 19h00 às 22h00;
Palestras ao vivo;
Certificado: Emitiremos um certificado com carga horária de 6 horas, que será enviado em até 7 dias. Certificado válido somente para as pessoas que assistirem as aulas ao vivo.
PALESTRANTES CONFIRMADOS:
Claudio Mann:
Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia , Doutorado em Ciências pela ENSP da Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ e Mestrado em Enfermagem pela UFRJ . Especialização em Saúde Mental realizada no IPUB/UFRJ (1998) e Especialização em Gênero e Sexualidade realizada no Instituto de Medicina Social (IMS) da - UERJ (2011). Acumula experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Mental e prevenção e assistência das DST/AIDS na Saúde Mental, estigma e pesquisa. Desde 1996 é Coordenador da "Oficina de Saúde e Sexualidade", do IPUB/UFRJ, tendo ganhado vários prêmios com este trabalho. Consultor do Programa Nacional de DST/AIDS - Ministério da Saúde, realizando de 2001 a 2007, capacitações em todo Brasil para profissionais de Saúde Mental.
Nazareth Malcher:
Graduação em Terapia Ocupacional (UEPA /1993), Especialistaem Saúde Mental (UnB, 2009 - Reconhecimento CREFITO 12), Mestre em Psicologia Clínica e Cultura (IP/UnB, 2010) e Doutora no Ensino em Saúde (IP/UnB, 2016). Pós-doutorado em Psicologia Fenomenológica pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia UFPA e no Departamento de Politica e Ciências Sociais na Universidade de Turim (Itália). Docente do Curso de Terapia Ocupacional na Faculdade Ceilândia, Universidade de Brasília. Docente no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP/UFPA), linha de pesquisa "Fenomenologia: Teoria e Clínica". Participa do corpo editorial da Revista Nufen: Phenomenology and interdisciplinarity.
Thiago Ramos Magela:
Atuou como técnico de enfermagem em uma Clínica Psiquiátrica no período de 2009 à 2010; e no Hospital São João de Deus (ambos em Divinópolis-MG), de 2009 à 2012, em terapia intensiva. Supervisor de estágio e docente em aulas de saúde coletiva e saúde do idoso na Escola Técnica de Enfermagem no Hospital São João de Deus no ano de 2015. Enfermeiro, especialista em Atenção Básica pela Residência de Enfermagem em Atenção Básica/Saúde da Família da UFSJ, campus Dona Lindu, Divinópolis; especialista em enfermagem psiquiátrica pela Unyleya; e em Terapia Familiar sistêmica, pela UniBF.
Marcelo Kimati:
Possui graduação em medicina pela UNICAMP (1996), mestrado em Ciências Médicas pela UNICAMP (2002) e doutorado em Ciências Sociais pela UNICAMP (2007). Possui experiência em antropologia, saúde mental, saúde coletiva, gestão em saúde pública e política de álcool e drogas. Atuou como assessor na Coordenação de Saúde Mental (Ministério da Saúde), Diretor de Saúde Mental e Política de Drogas em Curitiba. Atualmente atua como professor Saúde Coletiva UFPR, coordena o Núcleo Interdisciplinar de Estudos Sobre Drogas (NIED) da UFPR com campo de pesquisa nas áreas de saúde mental, medicalização e sistemas de saúde.