-
O mini-curso têm por objetivo ser um espaço de discussão e debate sobre a situação da saúde mental da criança e adolescente.
-
A saúde mental da infância na esfera das políticas públicas de saúde tem sua história muito recente.
-
Assim como em outros sistemas de saúde mental de países mais desenvolvidos, a questão da infância e juventude ficou à margem na construção de políticas públicas de saúde mental, sendo que as ações destinadas as crianças eram tomadas como mera extensão das políticas pensadas para a população adulta.
- Como vai ser a Semana
- 07/03 - História da Saúde Mental Infantojuvenil;
- 08/03 - Método Finlandês no cuidado em saúde mental;
- 09/03 - O que é um diagnóstico psiquiátrico infantojuvenil e isso importa?
- 10/03 - Automutilação em crianças e adolescentes: o que precisamos saber;
- Uma semana com 4 aulas gravadas sobre saúde mental infantojuvenil online, que vão ajudar você a introduzir um Novo Olhar em Saúde Mental Infantojuvenil!
- A semana é 100% online, gratuita e vai está disponível a partir do dia 07 a 10 de março.
- Vai ser enviado para o seu email o link do conteúdo
-
Pelo grande número de inscritos, não vai ser emitido certificado.
Convidados para a Semana:
Sami Tamimi: Psiquatra infantil e adolescente e diretor de educação médica no National Health Service em Lincolnshire e professora visitante de psiquiatria infantil e melhoria da saúde mental na University of Lincoln, no Reino Unido. Sami escreve de uma perspectiva crítica da psiquiatria sobre tópicos relacionados à saúde mental e infância e publicou mais de cento e trinta artigos e dezenas de capítulos sobre muitos assuntos, incluindo infância, psicoterapia, distúrbios comportamentais e psiquiatria intercultural.
Maria Cristina Ventura: Graduada em Psicologia pela UFRJ(1980). Doutora em Saúde Mental pelo Programa de Psiquiatria e Saúde Mental do Instituto de Psiquiatria da UFRJ (2012). Mestre em Psicologia Clínica pela PUC/RJ(1999). Desenvolve pesquisas, atividades de formação e clínica na área da saúde mental pública, com ênfase na atenção psicossocial para crianças e adolescentes. É psicóloga e pesquisadora no Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas de Saúde Mental (NUPPSAM/IPUB/UFRJ).
Ben Furman: Estudei medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Helsinque. Ao longo dos anos, juntamente com Tapani Ahola, desenvolvi diversas ferramentas baseadas na psicologia focada em soluções. Isso inclui o método de coaching Reteaming, Kids' Skills, que é uma abordagem focada na solução para ajudar as crianças a superar problemas. Depois disso, trabalhei por dois anos como clínico geral no norte da Finlândia até retornar a Helsinque em 1982 para iniciar minha especialização em psiquiatria.
Sabrina Stefanello: Médica Psiquiatra, Mestre e Doutora na UNICAMP. Pós-doutorado em Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP e Pós-doutorado no Departamento de Artes e Ciências Sociais da Universidade de Montreal (Quebéc-Canadá). Tem experiência em pesquisa, reabilitação e inclusão social de egressos de hospitais psiquiátricos, em prevenção do suicídio e ensino de psiquiatria. Atua como professora da UFPR e supervisora de residentes de Psiquiatria na rede de saúde de Curitiba.