Intercâmbio para Portugal voltado para Saúde Mental 2023!

$zq9xvx1lgl

Visita de Estudos na Saúde Mental - Portugal

Local: Lisboa - Portugal

Data da viagem de estudos: 12 a 18 de novembro de 2023

Cronograma: O programa vai ser divididos em visita a serviços de referência e inovadores em Lisboa e  workshops e participação no I Congresso Internacional Boas Práticas em saúde mental Lisboa.

 

Introdução

Em 2007, Portugal publicou um plano audacioso de desinstitucionalização e reestruturação dos serviços de saúde mental. Este ano, o plano será revisto e novas reestruturações se anunciam.

Esta visita está pensada para permitir não só um lugar na fila da frente da discussão com profissionais e usuárias/os dos serviços públicos sobre os serviços de saúde mental em Lisboa, como uma oportunidade para explorar como estes se ramificam para dar origem e apoio a algumas das mais inovadoras respostas em saúde mental.

Nos anos 90, Portugal tinha uma das maiores taxas de HIV/Aids da União Europeia e vivia uma epidemia de heroína. Tendo descriminalizado o consumo de drogas em 2001, o país passou a ser considerado um exemplo em políticas públicas sobre consumo de substâncias.

O objetivo da visita de estudo é permitir que conheçam os serviços e projetos, conversem com os seus organizadores e usuárias/usuários, e aprendam sobre o contexto e questões da saúde mental na região e no país, incluindo as suas estratégias e políticas.

Uma lista provisória de serviços para visitar foi elaborada, mas pode ser ajustada de acordo com os interesses do grupo e disponibilidade dos serviços.

A importância do Intercâmbio Profissional para Portugal:

Se você está se questionando sobre qual seria a importância de se fazer um intercâmbio profissional, é essencial ter em mente duas coisas:

1) A possibilidade de visitar serviços e dialogar com suas/seus profissionais e usuárias/os permitirá um conhecimento vivencial que, naturalmente, influenciará a forma como pensas e actuas no que diz respeito ao tema da saúde mental;

2) A viagem de estudo vai auxiliar você a verificar como a saúde mental é tratada em Portugal, especialmente na capital, onde a diversidade de serviços é maior.. Essa experiência possibilitará o crescimento profissional e pessoal, além de abrir reflexões sobre novas abordagens, permitindo enriquecer seu cotidiano de trabalho e de estudo.

Sobre a cidade de Lisboa:

Fundada pelos Fenícios, em 195 A.C. foi conquistada pelos Romanos e mais tarde pelos Muçulmanos, até ser definitivamente reconquistada em 1147 pelo primeiro rei de Portugal. Lisboa foi sempre um importante porto e ponto estratégico de todas estas culturas.

Apesar do terramoto de 1755 que destruiu grande parte da cidade - e atingiu até o Brasil - estas influências estão ainda bem marcadas na cidade tornando-a um fascinante ponto turístico.

No que diz respeito à saúde mental, como capital e área metropolitana mais povoada do país, Lisboa concentra uma enorme diversidade de serviços e projectos, sendo possível conhecer desde estruturas institucionais mais antigas (e a forma como têm sido repensadas e adaptadas), a respostas comunitárias, a projectos referência a nível mundial.

Tendo sido também palco da crise de consumos nos anos 90, alberga hoje inúmeros projetos na área de prevenção na área Álcool e outras drogas, numa óptica de redução de riscos e prevenção de danos.

Programa

Os Possíveis serviços e projetos a serem visitados:

Associação Crescer [https://crescer.org/]

A Associação foi fundada em 2001 por um conjunto de profissionais, especializados na área da intervenção comunitária com grupos excluídos e vulneráveis. De marca pragmática e humanista, têm diversos projectos na área da promoção da saúde, redução de riscos e integração comunitária de populações vulneráveis, nomeadamente pessoas consumidoras de substâncias e trabalhadoras/es do sexo.


BYND Recovery [https://www.facebook.com/byndrecovery/]

Comunidade de residências terapêuticas, individuais e partilhadas, para pessoas com experiência de doença mental, com atmosfera informal, acolhedora e intergeracional. Com uma visão holística e foco nos direitos humanos em saúde mental, o trabalho centra-se na identidade e na individualidade de cada pessoa e na liberdade de escolha, na arte, no bem-estar e no propósito de vida.


Centro de Saúde/Modelo da Prescrição Social [https://amensagem.pt/2023/03/09/prescricao-social-saude-medicos-receitam-baixa/]

Há cinco centros de saúde em Lisboa onde se receitam aulas de línguas, workshops de culinária, voluntariado e aulas de ginástica. Os médicos avaliam o contexto social do paciente e receitam atividades que podem ser realizadas na vizinhança, articulando com um assistente social e com as respostas sociais existentes, sem recorrer a medicação.

Há atividades para grávidas, idosos, pessoas portadoras de deficiência, migrantes - atividades que funcionam como ocupação, mas também prevenção e capacitação.

O modelo da Prescrição Social foi adaptado do método praticado no Reino Unido e integra o SNS desde 2019.


Casas Primeiro

O projeto Housing First, surgiu nos Estados Unidos da América há mais de 20 anos. É uma resposta criada para integrar as pessoas em situação de rua, acompanhadas por técnicos que os ensinam a gerir uma casa, tendo em vista a sua integração social.

Este programa começou em Lisboa em 2009, através da AEIPS - Associação para o Estudo e Integração Psicossocial; em 2013 prosseguiu com a CRESCER - Associação de Intervenção Comunitária e em 2016 a Câmara de Lisboa lançou um primeiro concurso com 80 casas.

Em 2020 o número de casas aumenta, tendo a autarquia atualmente 340 casas contratualizadas com quatro IPSS, que operacionalizam a resposta a dar.


GAT - Grupo Activistas em Tratamento [https://www.gatportugal.org/]

O GAT - Grupo de Ativistas em Tratamentos, fundado em 2001, é uma estrutura de adesão individual e de cooperação entre pessoas de diferentes comunidades e de diferentes organizações, afetadas pelo HIV/Aids, infeções sexualmente transmissíveis, hepatites virais e tuberculose.

Advoga mudanças legais e políticas que afetem positivamente a saúde, os direitos e a qualidade de vida das pessoas que vivem com virou ou em risco de se infetarem.

Dispõe de vários serviços de apoio comunitário, incluindo uma unidade móvel que constitui a primeira sala de consumo assistido em Portugal.


Grupo de Teatro Terapêutico [https://grupoteatroterapeu.wixsite.com/gttsite/sobre]

O Grupo de Teatro Terapêutico (GTT), do Hospital Júlio de Matos (actual CHPL), desenvolve uma atividade de teatro específica na abordagem para pessoas em Sofrimento Psíquico, pois promove, nos atores e demais participantes, a disciplina e regras do teatro, assim como, simultaneamente, aplica as regras terapêuticas.

O GTT surge em 1968 de um encontro entre técnicos de saúde mental do Hospital e doentes do Pavilhão de Homens, que resolveram levar avante uma experiência de teatro, possivelmente ocasional, mas que se mantém em funcionamento desde então, através do ator, encenador e dramaturgo João Silva, um dos fundadores do grupo, depois projeto.

Os elencos são constituídos por atores com a experiência da pessoa em sofrimento psíquico e, quando necessário e adequado, por outros sem tal experiência, que podem ser profissionais de teatro, técnicos de saúde, estudantes ou voluntários de áreas diversas.

A aproximação, diversidade, tem sido benéfica para uns e consolidante para outros. Cada peça de teatro é trabalhada no GTT em criatividade e idêntico profissionalismo como as demais apresentadas por uma outra companhia, mesmo profissional, mas nunca se descurando o lado terapêutico. O projeto GTT, pioneiro, é simultaneamente uma terapia e uma libertação pela Arte, o teatro.


Quebrar o Silêncio [https://quebrarosilencio.pt/]

Associação sem fins lucrativos de apoio especializado a homens sobreviventes de violência e abuso sexual, procura iniciar um diálogo saudável e informativo sobre violência sexual contra homens e rapazes, sem medos ou preconceitos.

Facilitam apoio psicológico, grupos de apoio mútuo e sessões de sensibilização.


Manicómio [https://youtu.be/O4mav0aAQFo]

Espaço de criação, Hub Social e galeria de Arte Bruta, promove trabalhos de artistas com experiência de doença mental.

Nasceu em março de 2019 com o propósito de conquistar a dignidade e o reconhecimento dos artistas que lá trabalham. Sem horários a cumprir, o Manicómio oferece liberdade. A maior terapia.

Criado por dois dinamizadores de projectos artísticos no Hospital Psiquiátrico de Lisboa, é um espaço de criação artística e inovação - não é arteterapia.

Os artistas recebem uma bolsa, mais os apoios para alimentação e transporte, materiais, 70% do valor das vendas das obras e 90% dos workshops que dão.

O combate ao estigma na saúde mental, passa pela rejeição da dependência de subsídios, procurando-se antes realçar o valor das obras e do trabalho dos artistas do Manicómio no mercado, em pé de igualdade.

Com o tempo, o projecto inicial cresceu, incluindo agora também as “Consultas sem Paredes” e as “Consultas no Museu”, em parceria com o MAAT.


Kosmicar [https://www.kosmicare.org/]

Com olho num mundo onde as drogas são usadas com liberdade e sabedoria, a Kosmicare providencia informação e apoio psicológico e psiquiátrico especializado em substâncias e redução de danos.


Museu S. João de Deus - Psiquiatria e História

A Ordem Hospitaleira de S. João de Deus é uma organização religiosa que detém uma parte significativa das camas de internamento em psiquiatria em Portugal.

Em 1920 fundaram um primeiro Museu que apresentava trabalhos de artes plásticas, feitos por utentes na Ergoterapia, destacando-se, dessa época, as aguarelas de Stuart de Carvalhais.

Ao longo do séc.XX, passou a chamar-se Museu Ergoterápico, distinguindo-se as obras dos utentes Joaquim Guerreiro, Jorge Simões Costa, José Santa Maria, Mestre Abreu e Gastão Eiró.

O Museu S. João de Deus – Psiquiatria e História, foi inaugurado a 8 de Março de 2009 ampliando os conteúdos temáticos. Inclui um percurso de exposição permanente sobre S. João de Deus e a história da Ordem Hospitaleira em Portugal nos últimos 400 anos, valorizando a evolução da assistência médico-hospitalar nas áreas de psiquiatria, de medicina e de enfermagem e a produção artística no âmbito da Terapia Ocupacional das várias Casas de Saúde da Província Portuguesa (incluindo as do Brasil e de Timor e as das ex-colónias de Angola e de Moçambique).

O Museu dispõe ainda de duas salas de exposição temporária, uma Biblioteca/Centro de Documentação e um auditório.

Rádio Aurora - A Outra Voz

Emitindo a partir do Hospital Júlio de Matos (actual Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa) e realizado por pessoas com diagnóstico psiquiátrico, a Rádio Aurora - A Outra Voz é um programa onde se interroga o mundo acelerado em que vivemos, as suas loucuras e normalidades, sem moralismos, nem conformismos.


Serviço de Reabilitação do Hospital Júlio de Matos

O Hospital Júlio de Matos, mantendo a mesma estrutura física de uma grande instituição psiquiátrica, tem vindo a alterar o seu interior de acordo com a evolução dos tempos e das abordagens em saúde mental.

O que eram antes pavilhões para uma mesma grande unidade de internamento, são hoje apartamentos e residências de apoio médio ou mínimo, de acordo com as necessidades.

O serviço de reabilitação do Hospital, articulando com estas e outras respostas, dentro e, principalmente, fora do hospital, procura promover e apoiar o projecto de vida dos seus utentes.

--------------------------------------------------------

1- Workshop 1 - Movimento Ouvir Vozes - Desconstruindo crenças e mitos [Movimento Ouvir Vozes - Portugal]

O Movimento Ouvir Vozes é um movimento internacional de direitos humanos e justiça social de e para pessoas que ouvem, vêem, sentem ou crêem coisas que outras pessoas não.

O Movimento procura evidenciar o valor do conhecimento desde a experiência e promover espaços de encontro onde as vozes não são nem tabu nem necessariamente sinal de doença. O Movimento surgiu em Portugal em 2016.

Nesta oficina exploraremos as nossas crenças enquanto profissionais e como estas afectam a nossa capacidade de estar com o outro, de acompanhar a pessoa no momento, sem impôr uma verdade que, afinal, não temos.

Interligando investigação científica e relatos na primeira pessoa, este workshop promete oferecer uma forma alternativa de compreender as experiências e munir-vos de referências para sustentar essa abordagem.

Além de uma oportunidade para repensar práticas e visões de mundo, este workshop incluirá dinâmicas que poderão depois ser replicadas nos vossos contextos originais (CAPS, hospital…).

Workshop 2 – Residência Terapêuticas Democráticas, o exemplo da Casa de Alba [Fundação Romão de Sousa]

A Casa de Alba da Fundação Romão de Sousa é uma Residência Terapêutica Democrática mista para adultos com transtornos mentais, uma resposta com eficácia comprovada e uma alternativa aos modelos autoritários e estritamente biomédicos.

Com influência de correntes psicanalíticas, humanistas e sistémicas, o processo terapêutico é adaptado às necessidades de cada um (Need Adapted Treatment), sendo as decisões tomadas em conjunto com o residente, comunidade terapêutica e família.

Fazem uso de modelos e sistemas de cuidado como o Mentalization Based Treatment (MBT) e o Open Dialogue (OD), sendo pioneiros em Portugal na sua utilização e implementação.

Workshop 3 - Arte no centro, terapia nas margens [Grupo de Expressões do Movimento Ouvir Vozes - Portugal]

No MOV - Portugal, a arte emergiu como uma necessidade de expressão mais além das palavras. Com o tempo, descobriu-se o potencial da arte para criar pontes com outros projectos e outros colectivos, mais além do diagnóstico ou da experiência. No entanto, o foco não está num qualquer potencial de cura, mas na capacidade criativa em si mesma.

Este workshop vivencial permitir-te-á contactar com a tua capacidade expressiva e com o potencial de vida que a arte traz, mas também munir-te de dinâmicas para experimentares nos teus contextos originais, sejam de trabalho ou outros.

FACILITADORA DAS VISITAS:

Celina Vilas-Boas - Portugal

Psicóloga, acompanha pessoas com experiências de realidade alterada ou não consensual em prática privada.
Em 2016, ajudou a lançar o primeiro grupo de ouvidores de vozes em Portugal e tem, desde aí, se dedicado a construir e divulgar o Movimento. Desde 2020 participa também na criação da Horizonte, uma cooperativa de cuidados que pretende ser um espaço de encontro e construção entre pessoas com experiência vivida e profissionais.

 

Informações sobre a visita de estudos

SERVIÇOS INCLUSOS NO PACOTE:

- Visitas e workshop;

- Palestras;

- Deslocamento entre a visitas (transporte público);

- 1 kit viagem por pessoa contendo: 1 mochila, 1 caneta  e caderno de anotação;

- 1 manual de viagem online com as informações sobre o dia-a-dia da viagem;

- Facilitador Celina Vilas-Boas acompanhando o grupo nas atividades;

- Inscrição no I Congresso Internacional Boas Práticas em saúde mental Lisboa.

- Certificado Internacional de participação na Viagem de Estudo Portugal. Carga horária de 88 horas;

 

 

 

  • SERVIÇOS NÃO INCLUSOS:

    - Taxa para obtenção de Passaporte (pago através do guia de recolhimento na Polícia Federal);

    - Hospedagem;

    - Alimentação;

    - Passagens aéreas;

    - Seguro Viagem;

    - As vagas são limitadas, no máximo, para 20 pessoas no grupo;

  • Turismo:

    A semana terá como foco as visitas, as palestras e o workshop relacionados a saúde mental. Mas teremos um dia para conhecer melhor a cidade de Lisboa. Também podemos indicar ótimos lugares para serem visitados antes ou depois do programa.

    Data da viagem de estudos: 12 de a 18 de novembro de 2023

  • INVESTIMENTO:

    VISITAS + PALESTRAS + WORKSHOP + INSCRIÇÃO NO CONGRESSO

    R$ 2.800,00

    O valor pode ser dividido no boleto!

  •  Observações importantes:

    - Todas as visitas dependem de confirmação e poderão sofrer alterações, ou inversões, conforme necessidades operacionais e os interesses dos participantes. 

    - O roteiro final com todos os detalhes e confirmações será enviado por e-mail duas semanas antes do embarque.

    - A lista de serviços pode ser modificada de acordo com os interesses específicos do grupo de participantes.

Como você pode fazer parte disso?
Ficou interessado em fazer parte do segundo grupo da visita de estudos. Tudo o que você precisa fazer agora é preencher formulário ao lado para aplicar para o intercâmbio. 
Passo 1: Preencha o formulário de cadastro e aproveite a abertura desta turma. Temos apenas 20 vagas.
Passo 2: Você receberá uma ligação para fazer uma curta entrevista.
IMPORTANTE
O objetivo dessa ligação é identificar se essa viagem é o ideal para você e se você é a pessoa ideal para essa oportunidade. Fique atento ao seu telefone e revise o número que você colocar na aplicação.

Dúvidas só enviar email para Victoria: processoseletivo@cenatcursos.com.br ou 
(12) 99185-1221

Preencha o formulário para aplicar para o intercâmbio

Basta preencher o formulário abaixo

Preencha corretamente os campos marcados

Enviando...

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.