Intercâmbio para Dinamarca voltado para Saúde Mental

$zq9xvx1lgl

Visita de Estudos na Saúde Mental - Dinamarca

Local: Copenhague, Dinamarca

Data da viagem de estudos: 25 a 31 de agosto de 2019

Cronograma: O programa vai ser divididos em visita a serviços de referência e inovadores em Copenhague e três workshops sobre novas abordagens na saúde mental.

 

Introdução

 Os serviços e projetos na região que engloba a Região Metropolitana de Copenhague apresentam trabalhos diversificados e inovadores, possibilitando ampliação de novos conhecimentos para estudantes e profissionais da saúde mental.

 O propósito desta visita de estudos é prover uma oportunidade para estudantes e profissionais, conhecerem serviços e projetos, permitindo discussões profícuas com seus respectivos facilitadores e usuários, possibilitando o aprendizado sobre o contexto e as questões que envolvem os serviços de saúde mental na região e em escala nacional; suas estratégias e políticas.

 

A importância do Intercâmbio Profissional para Copenhague

Se você está se questionando sobre qual seria a importância de se fazer um intercâmbio profissional, é essencial ter em mente duas coisas:

1) A possibilidade de vivenciar a ida a um país referência no que diz respeito ao tema da saúde mental e de bem estar social da população.

2) Intercâmbio tanto profissional quanto cultural, em ambientes de puro aprendizado, adquirindo uma maior bagagem para a sua carreira

         A viagem de estudo vai auxiliar você a verificar como a saúde mental é tratada na Dinamarca. Essa experiência possibilitará o crescimento profissional e pessoal, além de abrir reflexões de novas abordagens permitindo enriquecer seu cotidiano de trabalho e de estudo.

    A viagem também pode ser a oportunidade perfeita para que você aprimore suas habilidades com a língua inglesa e até aprender algumas palavras em dinamarquês. E conhecer de perto alguns projetos inovadores, de grande repercussão mundial, desenvolvidos na Europa.

Sobre a cidade de Copenhague:

Copenhague é a capital e maior cidade da Dinamarca, com uma população urbana de 1 213 822 habitantes e uma população metropolitana de 1 935 746 habitantes.

A capital dinamarquesa é muito conhecida por sua história marcante e beleza estonteante. Foi considerada por vários anos uma das cidades com melhor qualidade de vida do mundo.

Outra característica marcante de Copenhague são as bicicletas. Na capital dinamarquesa, andar de bicicleta não é só para passear aos domingos nas ciclovias.

Aqui, a bike é meio de transporte que serve para tudo – principalmente, para ir e vir do trabalho.

Aliás, algo que os moradores que Copenhague sabem fazer muito bem é balancear as horas de trabalho com as de lazer 

Em 2017 foi eleita a cidade mais feliz do mundo. Venha conhecer o motivo dessa felicidade.

Programa

Os Possíveis serviços e projetos a serem visitados:

O programa vai ser divididos em visita a serviços de referência e inovadores em Copenhague e três workshops sobre novas abordagens na saúde mental. 

WORKSHOP 1 – Estratégias de Recovery

Na direção de ampliar o conceito de novas possibilidades para avanço nas políticas públicas, a Organização Mundial de Saúde (OMS) adotou o conceito de recovery como uma estratégia para o avanço da saúde mental no mundo.

As pessoas com sofrimento psíquico, são capazes de exercitar a plenitude dos direitos humanos e de saúde de maneira oportuna para promover recovery, para alcançar o nível mais alto de saúde possível e participar plenamente na sociedade e no trabalho, sem estigma e discriminação” (MARK, 2017). 

Recovery  é uma prática amparada pela OMS, ações voltadas para avanço de novos serviços para saúde mental, que permitam o ator social empoderar-se das diretrizes de seu recovery.      

O objetivo desse workshop é trabalhar Estratégias de Recovery

- Porque as pessoas tornam-se mentalmente doentes

- Como um programa de Recovery acontece

- Como podemos dar suporte a um processo de Recovery

- O que é a prática de acompanhamento guiada

- Como podemos dar suporte a momentos de dificuldades

- Como atribuímos significado a história de vida da pessoa

- Como atribuímos sentido as distorções (vozes, paranoias, automutilação e etc)

- Como podemos trabalhar com pessoas em (crises psicóticas)

Professor: Jørn Eriksen. Especialista em recovery, enfermeiro e líder de diferentes serviços psiquiátricos dinamarqueses.

WORKSHOP 2 – PLANEJAMENTO CENTRADO NA PESSOA

Neste workshop, vamos nos concentrar em como podemos trabalhar com o indivíduo para lhe preparar um plano pessoal baseado em seus sonhos e objetivos.

Na prática psiquiátrica tradicional, existe um foco nas lacunas, sintomas e déficits das pessoas..

Por isso, é fundamental que os profissionais que trabalham na saúde mental tenham conhecimento da importância em  construir autoestima e autoconfiança dentro delas.

É a tensão entre os sonhos da pessoa e sua situação atua que cria motivação e esperança para uma mudança positiva.

O workshop apresentará várias ferramentas que os próprios participantes poderão experimentar.

Professora: Johanna Soini. Coautora do livro “Planejamento Centrado na Pessoa”.

 

WORKSHOP 3 – DIÁLOGO ABERTO (OPEN DIALOGUE) E MEDICAMENTOS PSICOTRÓPICOS

Este workshop lida com dois temas não coerentes.

Na primeira parte, vamos trabalhar com o diálogo aberto, como uma abordagem profissional e útil para pessoas com problemas de saúde mental.

O Open Dialogue é uma abordagem que tem dado resultados positivos e notáveis ao longo de muitos anos na Lapónia Ocidental, na Finlândia. Entre outras coisas, veremos quais resultados o Open Dialogue criou e como trabalhar com o Open Dialogue na prática.

A segunda parte deste workshop tratará de medicamentos psicotrópicos.

A medicação é o principal tratamento de problemas de saúde mental em praticamente todo o mundo, embora cada vez mais estudos científicos questionem se o tratamento a longo prazo com drogas psicotrópicas é uma boa ideia.

Entre outras coisas, veremos:

- Como funcionam os psicotrópicos?

- Quando é útil usar?

- Quando é prejudicial usar?

- Como se pode sair das drogas psicotrópicas?

Professora: Olga Runciman. Especialista em recovery. Facilitadora do Diálogo Aberto. Psicóloga e enfermeira

 

-- VISITAS DE ESTUDOS --

Os serviços sociais psiquiátricos do município de Lyngby

Iremos visitar os serviços de psiquiatria social do município de Lyngby, que são bem conhecidos por seus serviços voltados para a recovery do usuário.

Iremos visitar:

- Um serviço agudo, onde as pessoas em crise, podem obter ajuda e apoio de uma perspectiva de recovery.

- Não há encaminhamento e as pessoas podem ir quando necessário.

- Uma casa residencial voltada para a recovery para pessoas graves problemas de saúde mental e vulnerabilidade social.

Entre outras coisas, ouviremos sobre como elas próprias escolhem com quais profissionais querem trabalhar e sobre como o planejamento, supervisão e muito mais acontecem em cooperação com os residentes.

O clube esportivo Limone

O clube esportivo incentiva que os usuários dos serviços de saúde mental do município pratiquem esportes e oferecem várias atividades esportistas.

O clube é aberto a toda a comunidade local, ocorrendo a troca de experiências e promovendo a quebra do estigma.

A casa voluntária

Aqui, as associações do município, grupos de autoajuda e etc. têm uso livre das dependências da casa.

Os voluntários tomam muitas iniciativas diferentes em relação à ativação dos cidadãos do município, para que o município receba ajuda de pessoas não remuneradas e queira ajudar com todas as iniciativas sociais possíveis, para que o município se torne um lugar melhor para viver os cidadãos.

Tanto o lar residencial como o serviço agudo funcionam com as ferramentas e abordagens que serão apresentadas no workshop de três dias.

 Atividades orientadas para a recovery dirigidas por cidadãos no município de Rudersdal

O centro de atividades e competências

Aqui, muitas das atividades direcionadas ao usuário do município são reunidas. Ensinamentos e atividades acontecem promovem o processo de recuperação dos participantes. E há também uma associação para pessoas com dificuldades mentais.

Residência Terapeutica

Onde 29 usuários vivem em um complexo habitacional comum, em que seu apoio é organizado individualmente e de forma flexível, com base nas necessidades do cidadão.

Visita a um grupo de ouvidores de vozes

 Treinamento de Recovery para pessoas com problemas de saúde mental

A associação da Dinamarca para pessoas que são atualmente ou foram usuárias dos serviços psiquiátricos, oferece há muitos anos uma educação voltada para a recuperação de pessoas com problemas de saúde mental. A educação é 100% governada e gerida pelos membros da associação.

Vamos visitar a escola e ouvir sobre o que eles fazem, o que eles ensinam e quais são seus resultados.

Serviços sociais da Fundação Askov

A Fundação Askov promove serviços orientados de recuperação social para pessoas com problemas de saúde mental.

- Os serviços sociais que, entre outras coisas, oferecem apoio para a realização de exames escolares secundários, flexíveis e organizados, por seus atendidos.

- Suas atividades e serviços voltados para empregos.

- Seu café de recuperação com uma cozinha folclórica.

- O Projeto "Copenhagen +", que trabalha com a inclusão de jovens com problemas mentais no ambiente local, entre outras coisas, através de teatro, música, empregos e cozinha popular.

Eles também nos falarão sobre:

- Cursos de grupo diferentes.

- Suporte em pares.

- Projeto "Diálogo contra a violência".

- Acomodação para jovens com transtornos alimentares.

Tour guiado a Copenhague

Vamos fazer uma visita guiada à Copenhague. Uma pessoa em situação de rua será o nosso guia em Copenhague mostrando a vida e história da cidade, com foco em sua história pessoal estando ás margens da sociedade.

As pessoas em situação de rua da cidade são empregadas na empresa de economia social "As vozes das ruas", que oferece trabalho e remunerado para que exerçam as funções de guia e palestrante.

Facilitador: Jørn Eriksen

Currículo: Formado em enfermagem psiquiátrica, instrutor, consultor e escritor. Toda carreira profissional tem sido centrada na psiquiatria em áreas como a psiquiatria social, psiquiatria distrito, psicoterapia, alcoolismo e psiquiatria adolescente. Foi diretor dos serviços psiquiátricos sociais em Lyngby - município Taarbæk na Dinamarca. Os serviços em Lyngby é no contexto dinamarquês uma tentativa pioneira de trabalho orientado para a recuperação. Jørn iniciou a criação da Intervoice na Dinamarca e tem sido do conselho desde a sua criação.

Observações importantes:

- Todas as visitas dependem de confirmação e poderão sofrer alterações, ou inversões, conforme necessidades operacionais e os interesses dos participantes. 

- O roteiro final com todos os detalhes e confirmações será enviado por e-mail duas semanas antes do embarque.

- A lista de serviços pode ser modificada de acordo com os interesses específicos do grupo de participantes.

Preciso falar inglês para participar? 

Sim, é necessário ter um nível de inglês ao menos intermediário, visando o conseguir do compreender das visitas, do workshop e das conversas menos formais.

Informações sobre a visita de estudos

SERVIÇOS INCLUSOS NO PACOTE:

- Visitas e workshop;

- Transporte entre as visitas;

 - 6 noites de hospedagem em quarto duplo;

- Atendimento: serviço de orientação de viagem para todos os participantes, no pré e durante a viagem;

- 1 kit viagem por pessoa contendo: 1 mochila, 1 caneta  e caderno de anotação;

- 1 manual de viagem online com as informações sobre o dia-a-dia da viagem;

- Facilitador Jørn Eriksen acompanhando o grupo nas atividades;

- Certificado Internacional de participação na Viagem de Estudo a Copenhague;

 

 

  • SERVIÇOS NÃO INCLUSOS:

    - Taxa para obtenção de Passaporte (pago através do guia de recolhimento na Polícia Federal);

    - Extras do hotel (Ex: bebidas, frigobar, uso de telefone, internet, filmes, lavanderia)

    - Alimentação;

    - Passagens aéreas;

    Observações:

    - Valores para hotel em acomodação de quarto DUPLO (dois por quarto). Para acomodação em quarto SINGLE (uma pessoa por quarto), acrescentar € 250 ou R$ 1100.

    - A hospedagem não inclui o café da manhã.

    - As vagas são limitadas, no máximo, para 10 pessoas no grupo

  • Turismo:

    A semana terá como foco as visitas, as palestras e o workshop relacionados a saúde mental. Mas teremos um dia para conhecer melhor a cidade de Copenhague. Também podemos indicar ótimos lugares para serem visitados antes ou depois do programa.

    Data da viagem de estudos: 25 de  a 31 de agosto de 2019

  • INVESTIMENTO:

    VISITAS + PALESTRAS + WORKSHOP + TRANSPORTE INTERNO ENTRE AS VISISTAS + 6 NOITES DE HOSPEDAGEM

    R$ 3.900

    Valores para hotel em acomodação de quarto DUPLO (dois por quarto). Para acomodação em quarto SINGLE (uma pessoa por quarto), acrescentar € 250 ou R$ 1100.

  • Preciso falar inglês para participar? 

    Sim, é necessário ter um nível de inglês ao menos intermediário, visando o conseguir do compreender das visitas, do workshop e das conversas menos formais.

Como você pode fazer parte disso?
Ficou interessado em fazer parte do segundo grupo da visita de estudos. Tudo o que você precisa fazer agora é preencher formulário ao lado para aplicar para o intercâmbio. 
Passo 1: Preencha o formulário de cadastro e aproveite a abertura desta turma. Temos apenas 10 vagas.
Passo 2: Você receberá uma ligação para fazer uma curta entrevista.
IMPORTANTE
O objetivo dessa ligação é identificar se esse curso é o ideal para você e se você é a pessoa ideal para essa oportunidade. Fique atento ao seu telefone e revise o número que você colocar na aplicação.

Dúvidas só enviar email: pablovalente@cenatcursos.com.br ou clique aqui para enviar uma mensagem para o nosso whatsapp

$vg13n51b6mq

Preencha o formulário para aplicar para o intercâmbio

Basta preencher o formulário abaixo

Preencha corretamente os campos marcados

Enviando...

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.