Visita de estudos para o Belo Horizonte/MG voltado para Saúde Mental 2024!
Visita de Estudos na Saúde Mental - Belo Horizonte/MG
Local: Belo Horizonte/MG
Data da viagem de estudos: 16 a 21 de setembro de 2024
Cronograma: O Programa propõe promover visitas a locais e serviços de referência na cidade de Belo Horizonte/MG, além de dois workshops e momentos de trocas de experiências, reflexões na prática do trabalho e apresentações de propostas inovadoras e possíveis em saúde mental.
Introdução
A rede de saúde mental de Belo Horizonte é uma das maiores referências da saúde mental brasileira. Reconhecida pela qualidade do trabalho exercido, longa trajetória, força dos movimentos sociais e pioneirismo[1] . Avisita técnica a Belo Horizonte oferece a transmissão de conhecimentos a serviço do fortalecimento das redes de todos os estados brasileiros.
A proposta de realizar uma visita técnica, na rede de Belo Horizonte, se deve ao pioneirismo e qualidade da assistência prestada. Belo horizonte tem uma rede muito estruturada com uma das maiores trajetórias no Brasil e conta com dispositivos únicos no país, a exemplo das equipes de saúde mental na Atenção Primária, Arte da Saúde, Centros de Convivência com longa trajetória, Centros de Referência em Saúde Mental nas suas diversas modalidades, SURICATO/incubadoras e frentes de trabalho. Além do potente trabalho de atenção à crise, a rede de saúde mental de Belo Horizonte desenvolve um trabalho na reabilitação das pessoas em sofrimento psíquico intenso, que pode ser de grande valia na formação de profissionais de outros estados[2] .
O objetivo da visita de estudos é permitir que vocês conheçam os serviços, projetos e movimentos sociais, discutam com seus organizadores e usuárias/usuários, e aprendam sobre o contexto e questões da saúde mental na região e no país, incluindo suas estratégias e políticas, com a missão de uma vivência de movimentos sociais que lidam com a saúde mental de base comunitária e valorizando os recursos territoriais e de cotidiano.
Neste sentido foi construída uma relação de possibilidades que pode ser ajustada de acordo com os interesses do grupo e disponibilidade dos serviços.
Te esperamos para uma exploração a uma realidade e cenários diversos da capital mineira!!
A importância da Visita de Estudo Profissional
Se você está se questionando sobre qual seria a importância de se fazer uma visita de estudos profissional, é essencial ter em mente duas coisas:
1) A possibilidade de vivenciar a ida a uma cidade referência no que diz respeito ao tema da saúde mental;
2) Intercâmbio tanto profissional quanto cultural, em ambientes de puro aprendizado, adquirindo uma maior bagagem para a sua carreira.
A viagem de estudo vai auxiliar você a verificar como a saúde mental é tratada em Belo Horizonte. Essa experiência possibilitará o crescimento profissional e pessoal, além de abrir reflexões sobre novas abordagens, permitindo enriquecer seu cotidiano de trabalho e de estudo.
Sobre Belo Horizonte/MG:
Belo Horizonte é a capital do estado de Minas Gerais, no sudeste do Brasil. Rodeada de montanhas, a cidade é conhecida pelo enorme Estádio Mineirão. Construído em 1965, o estádio alberga também o Museu Brasileiro do Futebol.
Nas proximidades encontra-se a Lagoa da Pampulha e o Conjunto Arquitetónico da Pampulha, que inclui a Igreja de São Francisco de Assis, cujo teto é ondulado e que foi concebida pelo arquiteto modernista brasileiro Oscar Niemeyer.
Programa
Os Possíveis serviços e projetos a serem visitados:
1 - Centro de Convivência: a implantação dos Centros de Convivência de Belo Horizonte se inicia há mais de 30 anos de forma pioneira no Brasil. Hoje a cidade conta com 9 Centros de Convivência da Saúde Mental e desenvolvem um trabalho desenvolvido fundamentalmente por artistas.
Ensina como a arte, o lazer e a cultura são formas potentes de habitar a cidade demonstrando que o cuidado em saúde mental não deve ser circunscrito ao campo da saúde. Iniciativas como Programas de educação de jovens e adultos, acesso a frentes de trabalho, circulação pelo território, interlocução com a rede, entre outros tornam estes espaços referências a serem conhecidas pelos visitantes.
2 - Incubadora/SURICATO: A Associação de Trabalho e Produção Solidária - Suricato é um empreendimento norteado pelos princípios da Economia Solidária, modelo de economia onde o primeiro valor é o ser. Dentre suas orientações estão o respeito ao ritmo e a singularidade.
Em sua concepção, o trabalho é um valor e produz-se o que dá prazer. Esta Associação é formada por pessoas acometidas pelo sofrimento psíquico que utilizam a Rede de Atendimento Psicossocial (RAPS) de Belo Horizonte, que se sustenta nos princípios da Reforma Psiquiátrica, desde a década de 90.
A Suricato, uma experiência criativa e inovadora, é produto de um processo de reflexão sobre a forma de subjetivação na busca de saídas para um outro lugar possível no mundo do trabalho. Tal exercício considerou a importância da autonomia no processo produtivo, onde “liberdade e necessidade pudessem se realizar mutuamente.”
É um empreendimento cuja estratégia valoriza a diferença entre as pessoas, mesclando-as como multiplicadoras das relações de trocas e experiências, como recurso de singularização, estratégia produtiva cujo lugar eleito é o social, na perspectiva um novo setor econômico/social.
Texto retirado do site: https://www.suricato.org.br/
3 - CERSAMad/retaguarda noturna[1] : Os Centros de Referência em Saúde Mental (CERSAMs) são a forma como os CAPS de Belo Horizonte são nomeados. Todos contam com funcionamento 24 horas e priorizam o acolhimento às crises de forma a prescindir totalmente do hospital psiquiátrico. Ensinam a potência do cuidado aberto e em liberdade nos serviços substitutivos. Belo Horizonte acabou com os manicômios e assume integralmente a proposta da Reforma Psiquiátrica antimanicomial.
4 - Equipe de Saúde Mental na Atenção primária: Levando a cabo a concepção de cuidado em rede a cidade conta com equipes de saúde mental na Atenção primária permitindo a continuidade do cuidado no território incluindo as unidades básicas de saúde no processo.
Diante das dificuldades encontradas na atenção em pessoas com sofrimento psíquico na maior parte dos municípios brasileiros as equipes de saúde mental são uma referência para um modelo de atenção ampliado para toda a rede de saúde.
5 - Arte da saúde: Em funcionamento há mais de 30 anos o Programa Arte da Saúde - Ateliê da Cidadania, atende mais de 1.000 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade psicossocial, oferecendo oficinas permanentes de artes em todas as regiões da cidade. Uma iniciativa pioneira e de cuidado pela arte para crianças e adolescentes que fará parte do circuito de vistas técnicas.
6 - Unidades de Acolhimento Transitória de Adultos/Unidade de Acolhimento Transitória Infanto-juvenil: As unidades de acolhimento transitório são equipamentos estratégicos da rede de saúde mental. Servem de como espaço de moradia transitória e são fundamentgais em muitos casos de pessoas que necessitem de um cuidado mais intensivo e territorial.
7 - Retaguarda noturna: Empenhada em oferecer um cuidado 24 horas por dia, durante os sete dias da semana a rede de Belo Horizonte criou formas de acolher a crise nos períodos noturnos nos finais de semana. A visita técnica abordará a organização local para o cuidado as crises por meio de dispositivos que oferecem retaguarda aos serviços de saúde mental.
Visita a praça da liberdade, ao Centro Cultural do Banco do Brasil e ao mercado central.
--------------------------------------------------------
Além das visitas técnicas serão oferecidos 2 workshops:
1. História e organização da Rede de Saúde Mental de Belo Horizonte;
2- Experiências de implantação de novas abordagens em Saúde Mental;
3 - Workshop Projeto Terapêutico Singular e Redes de Suporte:
O Projeto Terapêutico Singular é uma estratégia norteadora que busca contribuir para a integralidade do cuidado nos serviços de saúde, por meio da construção de propostas de intervenção em conjunto ao sujeito ou núcleos coletivos, levando em conta a singularidade de cada processo, qualificação das ações de cuidado no território e os princípios da Reabilitação Psicossocial.
As redes de suporte – formais e informais – e as abordagens dialógicas são componentes fundamentais para uma construção de um PTS colaborativo e inserido no contexto geográfico e afetivo.
FACILITADOR DO PROGRAMA DE INTERCAMBIO: Rodrigo Simas
Mini Currículo: Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Especialização em Saúde Mental na modalidade Residência Multiprofissional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto de Psiquiatria IPUB/UFRJ (2010/2011). Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (FIOCRUZ). Foi consultor na área de álcool e drogas da Superintendência de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.
Depoimentos de participantes Visita de Estudos para Manchester:
"Então, eu recomendaria o CENAT para as pessoas tipo 11 em uma escala de 0 a 10. A experiência guiada por vocês foi excelente e percebi que foi feita com cuidado. Essa conexão entre culturas que o CENAT proporciona é uma fonte de riqueza para a saúde mental, pois dessa forma podemos compartilhar e aprender novas formas de cuidado. O que ficou muito claro para mim nesses dias em Manchester foi que todo país tem algo para contribuir com o outro e precisamos aproximar essas informações!" Melany - Salvador. Clique aqui para ouvir o depoimento
"Disponibilidade e abertura de Paul; Diversidade dos serviços/tipos de locais visitados; Localização do nosso hotel; Perfil dos participantes do programa, com interesses e formação convergentes; Resolutividade e disponibilidade da equipe CENAT" Marcela - Belo Horizonte
Informações sobre a visita de estudos
SERVIÇOS INCLUSOS NO PACOTE:
- Visitas e workshop;
- Palestras;
- Transporte entre as visitas;
- 1 kit viagem por pessoa contendo: 1 ecobag e caderno de anotação;
- 1 manual de viagem online com as informações sobre o dia-a-dia da viagem;
- Facilitador Rodrigo Simas acompanhando o grupo nas atividades;
- Certificado de participação na Viagem de Estudo para Belo Horizonte. Carga horária de 88 horas;
SERVIÇOS NÃO INCLUSOS:
- Hospedagem;
- Alimentação;
- Passagens aéreas;
- Seguro Viagem;
- As vagas são limitadas, no máximo, para 20 pessoas no grupo;Turismo:
A semana terá como foco as visitas, as palestras e o workshop relacionados a saúde mental. Mas teremos um dia para conhecer melhor a cidade de Brasília. Também podemos indicar ótimos lugares para serem visitados antes ou depois do programa.
Data da viagem de estudos: 16 a 21 de setembro de 2024INVESTIMENTO:
VISITAS + PALESTRAS + WORKSHOP + TRANSPORTE INTERNO ENTRE AS VISITAS
R$ 1.600,00
O valor pode ser dividido no boleto!Observações importantes:
- Todas as visitas dependem de confirmação e poderão sofrer alterações, ou inversões, conforme necessidades operacionais e os interesses dos participantes.
- O roteiro final com todos os detalhes e confirmações será enviado por e-mail duas semanas antes do embarque.
- A lista de serviços pode ser modificada de acordo com os interesses específicos do grupo de participantes.
Como você pode fazer parte disso?
Ficou interessado em fazer parte do segundo grupo da visita de estudos. Tudo o que você precisa fazer agora é preencher formulário ao lado para aplicar para o intercâmbio.
Passo 1: Preencha o formulário de cadastro e aproveite a abertura desta turma. Temos apenas 20 vagas.
Passo 2: Você receberá uma ligação para fazer uma curta entrevista.
IMPORTANTE
O objetivo dessa ligação é identificar se essa viagem é o ideal para você e se você é a pessoa ideal para essa oportunidade. Fique atento ao seu telefone e revise o número que você colocar na aplicação.
Dúvidas só enviar email para Victoria Rodrigues: processoseletivo@cenatcursos.com.br ou (12) 99185-1221
Preencha o formulário para aplicar para o intercâmbio
Basta preencher o formulário abaixo