Primeiro Curso do Brasil sobre o tema ouvidores de vozes.
Curso Trabalhando com pessoas que ouvem vozes
Local: Rio de Janeiro, Brasil
Início e Término: Junho de 2019 a junho de 2020
Cronograma: Programa do curso a ser realizado de 1 ano divididos em 4 módulos ao longo de um ano para profissionais sobre a abordagem Hearing Voices (abordagem originária do Movimento Internacional dos Ouvidores de Vozes).
Introdução
Em torno de 2% a 4% da população mundial ouvem vozes. 66% das pessoas que ouvem vozes não necessitam de atendimento psiquiátrico, são bastante saudáveis e conseguem lidar bem com as vozes.
Há em nossa sociedade mais pessoas ouvem vozes que nunca se tornaram pacientes psiquiátricos, do que há pessoas que ouvem vozes e se tornam pacientes psiquiátricos.
De modo mais geral, é vital que os serviços ofereçam às pessoas a oportunidade de falar em detalhes sobre as suas experiências e para dar sentido ao que acontece com elas.
Profissionais não devem insistir para que as pessoas aceitem se enquadrar em um modelo particular de compreensão, por exemplo, de que as suas experiências são sintomas de uma doença.
Hoje, em 36 países ao redor do mundo, pessoas que ouvem vozes, enfermeiras, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, psiquiatras e psicólogos estão desenvolvendo maneiras de dar assistência a outros ouvidores de vozes por meio de orientações sobre:
• Como focarem em suas experiências
• Como conhecerem melhor suas vozes
• Como conviverem com elas de maneira tranquila e saudável
Essas técnicas são baseadas em 30 anos de trabalho realizados por ouvidores de vozes, profissionais das redes de saúde mental e pesquisadores ao redor do mundo, incluindo o trabalho pioneiro do psiquiatra Professor Marius Romme e da Dr Sandra Escher.
A abordagem aponta para a experiência de ouvir vozes como uma experiência significativa para a pessoa que a vive, algo a poder ser explorado beneficamente por ela em conjunto com outras pessoas.
Pessoas que são prejudicadas por suas vozes podem ser ajudadas a mudar seu entendimento acerca dessa experiência e também acerca de seu relacionamento com elas.
A abordagem tem provado ser particularmente eficaz em dar assistência a pessoas para estas vivam bem com suas vozes.
Nós iremos abordar as preocupações de profissionais em relação a busca por meios mais eficazes de ajudar aqueles que não estariam respondendo bem aos tratamentos convencionais.
Nós vamos focar no estabelecimento de grupos de suporte mútuo, trabalhos um a um, assim como demandam os métodos da “The Maastricht Interview” e do diálogo com as vozes.
Essas técnicas são coproduzidas e evidenciam que os usuários desses serviços são bastante beneficiados por poderem criar suas próprias estratégias de enfrentamento e vivência com suas vozes.
Os serviços que absorveram essa maneira de pensar e trabalhar descobriram que isso levou a um considerável aumento de confiança dos seus profissionais em relação ao trabalho com pessoas que ouvem vozes.
Pesquisas tem mostrado que esse modelo de trabalho reduz ansiedades e isolamentos, mais significantemente, permite com que os ouvidores de vozes sigam em frente com suas vidas.
Perfil do público alvo
As pessoas que se beneficiariam com esse curso incluem assistentes sociais, enfermeiros, estudantes, ouvidores de vozes, psicólogos, psiquiatras, terapeutas ocupacionais e trabalhadores de apoio.
Organização
O Curso será realizado pelo CENAT (Centro Educacional Novas Abordagens Terapeuticas) em parceria com a INTERVOICE (Movimento Internacional dos Ouvidores de Vozes).
O coordenador do cursos será o Prof Paul Baker, membro da Rede Internacional de Colaboração em Saúde Mental e da INTERVOICE, com o suporte de treinadores específicos para cada um dos módulos.
Paul trabalhou por muitos anos com o Movimento de Ouvidores de Vozes. Juntos eles proverão um panorama da abordagem aos participantes, assim como os métodos, ferramentas e maneiras de usa-la para dar suporte as pessoas que ouvem vozes.
Programa
O programa de treinamento será executado ao longo de um ano. Ele será participativo e experiencial, com profissionais e ouvidores de vozes trabalhando em parceria com especialistas por profissão e também por experiência de vida.
Módulos:
Módulo 1:
A abordagem Hearing Voices: Paul Baker, Inglaterra
• Um panorama sobre a filosofia, pesquisa e prática da abordagem Ouvidores de Vozes;
• O significado da abordagem emancipatória Hearing Voices aos ouvidores de vozes e a sociedade;
• Uma Compreensão sobre Ouvir Vozes;
Módulo 2:
Introdução as formas de aplicação e trabalho: Olga Runciman, Dinamarca
• Porque pessoas ouvem vozes?
• Qual a sensação de ouvir vozes?
• As vozes e seu relacionamento com o ouvidor de vozes, sua vida e network social;
• Tratamento psiquiátrico e medicações;
Módulo 3:
A prática Open Dialogue: Akiko Hart, Inglaterra
• Reduzindo a ansiedade produzida pelas vozes por meio de discussões e educação;
• Facilitando e dando suporte a grupos de ajuda mútua e grupos de suporte em pares;
• Estratégias para trabalhar com crianças que ouvem vozes;
Módulo 4
Trabalhando com crianças, jovens e famílias: Dirk Corstens, Holanda
• Dando sentido as vozes por meio de um questionário e desenvolvendo um constructo (usando a Maastricht Interview) para ajudar pessoas que ouvem vozes ruins por meio do diálogo como método;
• Como usar o questionário Maastricht Interview. Questionário desenvolvido como uma ferramenta para extrair informações sobre as vozes. O questionário provou ser extremamente útil no desenvolvimento de uma imagem mais completa das experiências dos ouvidores de vozes;
• O questionário ajuda desenvolver uma variedade de estratégias de enfrentamento;
• Desenvolver estratégias podem ajudar ouvidores de vozes a lidar melhor com as suas experiências;
O que mais o programa oferece:
• Acesso a comunidade dos alunos com fórum de discussão e chat para tirar dúvidas;
• Materiais complementares: artigos, filmes, livros, palestras e muitos outros conteúdos;
• Uma apostila desenvolvida exclusivamente para o curso;
• Cada encontros onlines com tutor para tirar dúvidas e debater;
• Todos os alunos vão ter um tutor para acompanhar o aprendizado e tirar dúvidas;
• Cada módulo vai ter um convidado do movimento dos ouvidores de vozes no Brasil;
Calendário do Curso
Modulo 1 Paul Baker: 14 a 16 junho
Modulo 2 Olga Ruciman: 20 a 22 setembro
Modulo 3 Akiko Hart:13 a 15 dezembro
Modulo 4 Dirk Corstens:13 a 15 março
Entrega do trabalho de conclusão do curso: 05 de junho
Local: As aulas vão ocorrer na cidade do Rio de Janeiro.
Professores
Professor: Paul Baker (Inglaterra)
Currículo: Formado em sociologia e assistência social na Universidade de Manchester e pós graduação em Saúde Mental. Secretário na International Mental Health Collaborating Network (IMHCN), coordenador de mídias sociais da Intervoice e um dos fundadores da Intervoice no Reino Unido. Desenvolveu projetos na área da saúde mental em Trieste (Itália), Servia, Croácia, Inglaterra e País de Gales. Realizou workshops em mais 15 países. Paul publicou o livro "The Voice Inside" (A Voz Interior). Escreveu capítulos e artigos sobre: recovery house, pessoas que ouvem vozes e medicalização da vida.
Professora: Olga Runciman (Dinamarca)
Currículo: Formada em enfermagem pela Universidade de Copenhague. Educadora internacional e conferencista, assim como escritora, militante e artista. Ela é co-fundadora do movimento (hearing voices) da Dinamarca, e membro da organização dos Usuários da Psiquiatria na Dinamarca. Olga vê o hearing voices como um movimento pós-psiquiátrico, que trabalha pelo reconhecimento dos direitos humanos, ao mesmo tempo que oferece esperança, capacitação e acesso à construção de sentido das próprias experiências no nível individual. Ela trabalha com abordagem open dialogue No seu cotidiano, Olga é enfermeira psiquiatra trabalhando na psiquiatria social.
Professora: Akiko Hart (Inglaterra)
Currículo: Akiko Hart é membro do Comitê da Intervocie na Inglaterra. Ela também é presidente da ISPS do Reino Unido e gerente de projeto do Hearing Voices na Mind in Camden. Como parte de seu trabalho na Mind in Camden, ela ajuda a criar e facilitar grupos de ouvidores vozes em várias configurações, incluindo a comunidade, serviços de saúde mental para crianças e adolescentes, presídios, centro de imigrantes. Tem como foco de atuação a saúde mental infantojuvenil. Ela já trabalhou como Diretora de Saúde Mental na União Europeia e tem um grande interesse nas diferenças e sobreposições na provisão de saúde mental em diferentes contextos nacionais e culturais.
Professor: Dirk Corstens (Holanda)
Currículo: Formado em Medicina e residência em Psiquiatria na Universidade de Maastricht e psicoterapeuta. Trabalha em serviços comunitários de saúde mental em Maastricht. Ele trabalhou com Marius Romme e Sandra Escher desde 1992, e agora lidera o grupo de ouvidores de vozes em Maastricht. Dirk também está preparando um PhD em cursos para ouvintes e profissionais, e o método de diálogo por voz para audição por voz.
Investimento
O valor do curso será de 12 parcelas mensais de R$ 360,00 no boleto. O investimento total de R$ 4.400,00.
O que está incluso na inscrição:
• Todas as aulas do programa;
• Tradução Inglês-Português;
• Certificado Especialização trabalhando com pessoas que ouvem vozes, com carga horária de 160h; (A especialização é um curso livre e não uma Pós Graduação);
• Coffe Break;
• Material de apoio;
• Tutores para acompanhar o aprendizado;
Resultados alcançados pelos participantes ao final do Curso em Ouvir Vozes
Certificado de especialista em trabalhar com pessoas que ouvem vozes. Emitido pelo Cenat e chancelado pela Internacional da Intervoice.
Um pleno entendimento da abordagem Hearing Voices;
Confiança e conhecimentos para trabalhar com as vozes;
Competência para desenvolver programas de apoio;
Entendimento claro sobre como trabalhar, com explicações e dados;
Capacidade para usar os materiais apresentados. Ter uma caixa de ferramentais para fazer uso e oferecer ajuda as pessoas tendo dificuldades com suas vozes;
Como você pode fazer parte disso?
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